III Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024

Festival de Cinema de São Francisco do Sul está com inscrições abertas para sua terceira edição

O FALA São Chico é voltado para curtas documentários e aceita filmes dos países de toda a América Latina

Sucesso de público, o Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico chega a sua terceira edição em 2024 e está com inscrições abertas para duas mostras competitivas. Realizadores audiovisuais de toda a América Latina, que possuem um curta-metragem documental de até 15 minutos, podem realizar a inscrição até o dia 6 de abril no Sistema de Inscrições da Associação Cultural Panvision, realizadora do Festival.

São aceitas produções de 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Exclusivo para documentários e curtas-metragens, o critério principal da inscrição é o gênero cinematográfico e a duração: de 3 a 15 minutos. A temática é livre, mas a Panvision salienta que as produções inscritas para exibição na Mostra Infantojuvenil devem apresentar temática condizente ao público.

O Festival

Realizado desde 2022 no terceiro território mais antigo do Brasil, o FALA São Chico é janela para novos diretores, espaço de disseminação do cinema documental e experimental, e formador de público. Em suas duas primeiras edições exibiu 57 filmes em 22 sessões de cinema e realizou 70 horas de oficinas e palestras, reunindo quase 8 mil pessoas nas atividades.

O Festival premia os filmes pelo Júri Oficial — formado por profissionais da área cultural e correlatas — e Júri Popular, através do voto do público. Os diretores concorrem a prêmios em serviços de empresas especializadas em audiovisual parceiras da Panvision, além do Troféu Panvision.

E uma novidade! Buscando oportunizar a pré-seleção de mais obras e facilitar as inscrições, os realizadores podem inscrever as obras no Sistema Unificado através da opção “Exibição presencial”. Se for selecionado, a curadoria indica em qual mostra o filme será exibido. No FALA 2024, são duas as mostras realizadas: Mostra Curtas Catarinenses e Latinos e Mostra Infantojuvenil.

Em 2024, o FALA São Chico volta ao Centro Histórico de São Francisco do Sul e será realizado de 19 a 22 de junho. As inscrições podem ser feitas através do  www.panvision.com.br. O Guia de Inscrição Unificado, com todos os detalhes e datas do FALA e do FAM 2024, também com inscrições abertas, está disponível no site e nas redes sociais.

Assessoria de Comunicação

Alissa Azambuja (48 99915.2827) 
Ariadne Marcelino (48 99973.9281)

II Curta Jacarehy
Em breve
III FALA São ChicoJunho de 2024

28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024

De 05 a 11 de setembro de 2024