FAPESP “Audiovisual, História e Preservação”

Nos marcos do projeto temático FAPESP “Audiovisual, História e Preservação”, receberemos Camila Arêas, professora de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade da Reunião, na França, e membro do Laboratório de Pesquisa sobre Espaços Crioulos e Francófonos (LCF-UR) da mesma universidade.

“Sobre o projeto Noticiero ICAIC Latinoamericano. Cine-jornal, arquivo  e corpus científico” é o título de sua fala, que ocorrerá no auditório Lupe Cotrim, primeiro andar do prédio principal da ECA/USP, no dia 5 de abril, sexta-feira, às 10h.

Especializada no campo de estudo “Arquivo, História, Memória, Patrimônio”, Camila Arêas tem desenvolvido pesquisas interdisciplinares na convergência da comunicação Social (jornalismo, estudos cinematográficos, semiótica), da antropologia e da sociologia política. Recentemente, ela co-dirigiu um projeto de pesquisa coletiva (https://noticiero.hypotheses.org) e o primeiro livro científico sobre o cine-jornal cubano “Noticiero ICAIC latinoamericano”  (Berthier et Arêas, 2022, 2023).

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”.

Abraços,–

Eduardo Morettin