Anne et Patrick Poirier
Dangerzone
Rennes, éditions Incertain Sens, 2004.
[6 p]
20 x 14 cm.
ISBN 2-914291-21-3
Por muitos anos, os artistas têm chamado a atenção para a importância crítica do pensamento utópico. Mas suas utopias foram na maior parte “derrubadas” porque são projetadas não no futuro, mas no passado. Suas obras, com aparições de reconstruções arqueológicas, apostam em hipóteses poético-metafóricas, para representar o possível na vida da sociedade humana.
Mas nas obras mais recentes, Dangerzone em particular, acredita-se não descobrir mais civilizações imaginárias, mas as nossas; como a conhecemos ou o que tememos que se torne. O possível não é mais poético, mas assume um ritmo catastrófico. Os vídeos contidos neste livro mostram imagens crepusculares de um mundo tecnológico que o corpo humano direciona e comercializa; outros se referem a notícias destrutivas. Seus títulos sugerem não as ruínas do passado, mas de hoje ou de amanhã.
Depuis de nombreuses années, les artistes attirent l’attention sur l’importance critique de la pensée utopique. Mais leurs utopies étaient la plupart du temps « renversées », car projetées non pas sur l’avenir, mais vers le passé. Leurs travaux, aux apparences de reconstitutions archéologiques, pariaient sur des hypothèses poético-métaphoriques, afin de se représenter le possible dans la vie de la société humaine.
Mais dans les travaux plus récents, Dangerzone notamment, on croit découvrir non plus des civilisations imaginaires, mais la nôtre ; telle que nous la connaissons ou telle que nous craignons qu’elle devienne. Le possible n’est alors plus poétique, mais prend des allures catastrophiques. Les vidéos que ce livre comporte, montrent des images crépusculaires d’un monde technologique qui du corps humain fait cible et marchandise ; d’autres renvoient à l’actualité destructrice. Leurs titres suggèrent non pas les ruines du passé, mais d’aujourd’hui ou de demain.
https://www.sites.univ-rennes2.fr/arts-pratiques-poetiques/incertain-sens/fiche_poirier_Dangerzone.htm