Instituto Tomie Ohtake | Cursos livres e oficinas

Cursos livres e oficinas Programações públicas com acesso gratuito, que tenham como objetivo abordar temas como curadoria, história da arte, pensamento social brasileiro, filosofia, dentre outros, a partir de questões suscitadas pelas exposições ou assuntos de relevância para os campos da arte, da cultura e da educação.

Confira abaixo a agenda dos próximos cursos e oficinas!Maria Lira Marques, Sem título, sem data | Foto: Ricardo MiyadaARTE POPULAR: TRÂNSITOS E ENFRENTAMENTO
Com Amanda TavaresPartindo da obra de Maria Lira Marques, cuja produção se confronta com a noção de arte popular há mais de quatro décadas, o curso se dedica à reflexão sobre a movência e trânsitos do termo, no desejo de pensar o que está em jogo em seu agenciamento. O primeiro encontro é dedicado à reflexão sobre a presença e os sentidos da arte popular no contexto contemporâneo. No segundo, revisitamos eventos que podem ser entendidos como pontos de inflexão importantes para o debate no Brasil e para as discussões que “herdamos” com ele.
 27 e 28 de abril de 2024
Quarta e quinta | 19h – 21h
Curso presencial e gratuito
Inscreva-se aqui.POÉTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

Com Alice Shintani, Alice Yura, Celina Yamauchi, Pat Baik, Roger Sassaki e Yuli YamagataNo contexto das exposições do programa Diásporas asiáticas, este curso de curta duração propõe uma aproximação da produção de artistas contemporâneos, que são convidados a falar sobre suas práticas e trabalhos. A cada dia, uma dupla de artistas compartilhará com o público sua trajetória e sua produção. Os interessados podem optar pela inscrição em um, dois, ou três dias de curso.
 16, 17 e 18 de abril de 2024
Terça, quarta e quinta | 19h – 21h
Curso presencial e gratuito
Inscreva-se aqui.ENTRE TERRA

Com Mariana SilvaA oficina Entre terra aborda a investigação e produção de cores a partir do território no qual o Instituto Tomie Ohtake se insere. Vamos observar práticas de povos tradicionais do Brasil na produção de tintas de terra, confluindo saberes e fazeres de povos indígenas e afro-diaspóricos, a fim de criar vínculo com o território e uma circularidade de conhecimentos ancestrais em pesquisas artísticas.
 6 e 13 de abril de 2024
Sábados | 14h – 16h
Oficina presencial e gratuita
Inscreva-se aqui.APOIE O INSTITUTO TOMIE OHTAKEPinturas e escultura tubular de Tomie Ohtake | Foto: Ricardo MiyadaPrograma de AmigosO Programa de Amigos do Instituto Tomie Ohtake tem o objetivo de aproximar você de um dos espaços de arte mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Além de apoiar, você fará parte de uma comunidade conectada à arte, contará com benefícios especiais e experiências únicas para um conhecimento ampliado sobre cultura, arquitetura e design. São seis categorias de apoio, contribuindo com novas exposições, programas educativos, orçamento anual e manutenção do Instituto. Apoie!Faça parte aqui