Chamada de Trabalhos para a VI Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro

Cultura Cinematográfica: entre o local e o universal 

A VI edição da Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro será realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024 pelo curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), mantendo o objetivo central dos encontros anteriores: promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas acerca da história e da historiografia do cinema no Brasil.

Com o tema “Cultura Cinematográfica: entre o local e o universal”, convidamos os pesquisadores a refletir sobre as variadas acepções do termo. Se, décadas atrás, a noção de “cultura cinematográfica” era associada a certa erudição, a um acúmulo de conhecimentos ditos universais de uma cinefilia configurada pelo cânone do cinema enquanto arte, propõe-se nos últimos anos um olhar mais contemporâneo e alargado sobre o termo.

Por cultura cinematográfica compreende-se tudo aquilo que gira ao redor dos filmes e das práticas cinematográficas: produção, distribuição, exibição, tecnologias, espectatorialidade, compreendendo assim também as cinefilias, a crítica e o cineclubismo. Além de abordagens históricas que contemplem a perspectiva “universalizante” e elevada, também convidamos a pensar sobre as relações de agentes em um determinado contexto local, em dado momento histórico, produzindo vestígios materiais e práticas específicas que, ao longo do tempo, inscrevem os dados de uma comunidade de cinema. 

Incentivamos que as propostas abordem o eixo temático da VI Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, mas também serão aceitos trabalhos que contemplem outros aspectos da história do cinema no país. Nos dois casos, a Jornada tem especial interesse nos seguintes tópicos:

● Relações e estratégias de produção, distribuição e exibição 

● Questões estéticas, étnico-raciais e de gênero em perspectiva histórica

● Diálogos transnacionais

● A atividade cinematográfica e o Estado

● Preservação audiovisual 

● Ensino da história do cinema e audiovisual brasileiros

● Metodologia de pesquisa em arquivos

● Relações entre mídias e práticas culturais

● Questões tecnológicas

● Releituras historiográficas


A VI Jornada será dividida em dois momentos: no dia 28/08/2024, quarta-feira (tarde e noite), ocorrerá a abertura da VI Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro e do VI Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro. Nos dias 29 e 30/08/2024, quinta e sexta-feira (manhã e tarde), ocorrerão as apresentações de comunicações, com mesas compostas por três participantes cada uma. O tempo de apresentação para cada comunicação é de no máximo 20 minutos. Não haverá mesas paralelas. 

Local: Curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas – Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) – PUC Minas (Belo Horizonte/MG). Campus Coração Eucarístico.

Em breve, mais informações pelo site. 

A submissão de proposta será realizada até o dia 13 de maio de 2024, através do e-mail: 6jornadacinebr@gmail.com 

O aceite das submissões será enviado até 17 de junho de 2024.

Para efetivar a participação, os proponentes aprovados deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (pesquisadores e docentes) e de R$ 40,00 (estudantes).  

As instruções para o pagamento serão divulgadas posteriormente. 

Formatação da proposta 

Nome do proponente: 

Instituição de origem: 

Minibiografia (até 500 caracteres com espaço): 

Título do trabalho: 

Palavras-chave (três): 

Resumo (até 1.000 caracteres com espaço):

Resumo expandido (até 3.000 caracteres com espaço):

Bibliografia Básica (até 1.000 caracteres com espaço): 

Propostas que não respeitem a formatação indicada, incluindo o número máximo de caracteres, serão desconsideradas. 

Cronograma 

1. Envio das propostas: até 13 de maio de 2024, pelo e-mail 6jornadacinebr@gmail.com

2. Informe dos aceites: até 17 de junho de 2024.

3. Realização da Jornada: 28 a 30 de agosto de 2024. 

Comitê Organizador:

Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar), Luís Alberto Rocha Melo (UFJF), Marco Tulio Ulhôa (PUC Minas), Pedro Vaz Perez (PUC Minas) e Rafael de Luna Freire (UFF).

Realização: Curso de Cinema e Audiovisual (FCA/PUC Minas), Centro de Experimentação em Imagem e Som (Ceis/PUC Minas), Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) e Grupos de Pesquisa “Historiografia Audiovisual” (UFJF) e “Cinemídia” (UFSCar).

Apoio: Secretaria de Comunicação Social da PUC Minas (SECOM), Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL-Universidade Federal de Juiz de Fora), Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF) e Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS-Universidade Federal de São Carlos).–