Para que não seja tarde
o Ensino de Teatro para adolescentes por meio da fotografia, tendo como tema as perdas na vida.
Palavras-chave:
Teatro, Estudo e ensino, FotografiaResumo
O presente estudo tem como objetivo geral o ensino de dramaturgia de cenas curtas para adolescentes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Técnico da UFMG (COLTEC – UFMG) por meio da fotografia, tendo como tema base as perdas que podemos encontrar durante a vida. Ele teve como propósito ensinar teatro, incentivar o interesse dos alunos a essa área e abordar um tema necessário para lidar, principalmente nessa fase da vida, na escola formal. O relato dessa vivência foi aqui dividido nos seguintes tópicos: A Fila de Espera; A Escolha; A Proposta; O Processo; e Considerações Finais. Iniciamos com o ensino de dramaturgia de cenas curtas, para depois introduzir o tema perdas e, então, propor que tirassem uma foto cada sobre o tema. Para finalizarem o processo, os estudantes foram divididos em grupos para que unissem as fotos de cada um do grupo na criação de uma dramaturgia de cena
curta. A experiência apresenta pontos positivos, como a introdução do teatro na vida dos alunos, o aumento da socialização e reflexões sobre o significado das fotos que produziam relacionadas às perdas em nossa vida. Ao mesmo tempo, essa vivência demonstra a necessidade de um estudo maior sobre a divisão do tempo de aula e o preparo para o ensino.