Lucia Loeb
No tempo
São Paulo, Tijuana, 2015
13 x 18 x 1,8 cm (fechado)
43 x 18 cm (aberto)
12 exemplares + PA + CE
Arquivo da categoria: autorreferente
Salas e Abismos + Outra Fábula
Waltério Caldas
Salas e Abismos + Outra Fábula
Rio de Janeiro, Cosacnaify, 2011
37.2 x 29 x 3 cm
240 p.
300 ex
Com tiragem única de 300 exemplares, numerados e assinados, ‘Outra fábula’ é uma instalação em formato de livro, no qual as palavras são as protagonistas da ocupação de um ambiente/espaço gráfico. O livro apresenta nomes de artistas plásticos dispostos pelas páginas, tratando a história da arte de maneira que busca ser prática.
https://www.daros-latinamerica.net/artwork/estudos-sobre-vontade
Urgente
Elaine Ramos e Maria Carolina Sampaio
Urgente
São Paulo, edição do autor, 2010
36 p.
Livreto artesanal de baixa tiragem feito em parceria com Maria Carolina Sampaio. O volume não possui texto, trata-se de um comentário visual sobre a obsolescência no universo gráfico.
O papel fotossensível, usado para provas heliográficas, possibilitou que o livro se modificasse na presença do leitor, materializando a passagem do tempo. No evento de lançamento na galeria Vermelho, o público destacava as extremidades do envelope lacrado encontrando um livreto em papel fotossensível. Este papel, sensibilizado anteriormente, reagia ao contato com o ar, revelando progressivamente silhuetas de objetos de desenho em desuso, como curvas francesas, réguas de composição, letraset, etc.
Objetos colocados sobre o livro também deixavam marcas, mas em pouco tempo esse processo se estabilizava, deixando gravadas as intervenções.
Como Furtar Livros
Como Furtar Livros
David Horvitz
São Paulo, No Libros, 2019
84 p
10.5 × 15.5 cm
500ex.
O livro de David Horvitz é um guia sobre como roubar livros. Ele detalha 80 maneiras pelas quais alguém pode roubar um livro, desde as formas muito práticas até as espirituosas, imaginativas e românticas.
Há uma versão do trabalho em áudio disponível no site do artista: http://www.davidhorvitz.com
Pequeno Manual do Empoderamento Gráfico
Gustavo Reginato
Pequeno Manual do Empoderamento Gráfico
Florianópolis, Editora Caseira, 2019
14,8 x 21 cm
[8]p.
Ao estar lendo isso você demonstrou interesse em se empoderar graficamente. Este pequeno manual conta com um resumo dos processos editoriais os quais eu percorri com a Editora Caseira desde a sua fundação em 2014.
Estes cinco anos de aprendizados, renderam-me conhecimentos sobre o universo editorial independente e artesanal, os quais tenho sistematizado com o intuito de auxiliar outros seres a empreenderem suas jornadas explorando as possibilidades de reprodução de ideias através dos livros, em suas diferentes apresentações e materialidades.
Apresentando de maneira superficial todo o espectro da produção editorial e gráfica, o pequeno manual do empoderamento gráfico é uma breve introdução dos elementos que compõem a rede produtiva das publicações, e pode te auxiliar a buscar soluções para os teus próprios dilemas e vontades. Cada jornada é única, os resultados são os mais inesperados.
https://editoracaseira.com/produto/pequeno-manual-do-empoderamento-grafico/
Introibo ad altare dei
Antonio Freiles (1943)
Introibo ad altare dei
Messina/Itália, Spazio Libro d’Artista, 2016
23 x 31 cm.
[28] p.
Impressão Digital
Antonio Freiles
"INTROIBO",
at The London Art Book Fair,
Whitechapel Art Gallery,London pic.twitter.com/sPBclis3qM— antonio freiles (@AFreiles) October 1, 2015
Livro como idéia
Guilherme Falcão
Livro como idéia: doze definições, doze representações
São Paulo, 2010
14 p.
https://guilhermefalcaopelegrino-old.tumblr.com/
Pequeña biblioteca de conocimiento frívolo y ocioso
Catalina Jaramillo
Pequeña biblioteca de conocimiento frívolo y ocioso
Colombia, Jardín Publicaciones, 2016.
13,2 x 20,7 cm
ISBN: 9789584686718
https://libros.buroburo.org/en/book/prquena-biblioteca-de-conocimiento-frivolo-y-ocioso/
Stealing Books
Yvonne Winnefeld
Stealing Books: Every book is good as long as it’s stolen
Lisboa, Stolen Books, 2014
14 x 20 cm.
[40] p.
ISBN: 978-989-96721-7-8
Uma homenagem para Steal This Book de Abbie Hoffman.
http://ideiascompeso.pt/stolenbooks/product/every-book-is-good/
Notable Days
Pavel Büchler
Notable Days
London, Book Works, 1990
208 p.
14,5 x 21,5 cm
700 ex.
ISBN: 978 1 870699 03 7
Notable Days é um livro que tenta – através da virada de página – reconfigurar o tempo e o calendário. Notable Days apresenta um “ano inteiro de dias”, contudo dentro deste contexto as épocas do ano variam, os dias desaparecem e são re-sequenciados, sugerindo que a história nunca está completa.
As imagens no livro são ampliadas de jornais revelando os meios tons usados para imprimi-las. A primeira seção apresenta imagens de mãos tiradas de fotografias de pessoas notáveis o suficiente para serem apresentadas nos jornais; separados de seus corpos e de seus contextos, seu significado é perdido. Estas imagens são intercaladas com uma imagem repetida de uma multidão com bandeiras – uma manifestação ou uma festa?
À medida que o livro avança, mais imagens de manifestações são sobrepostas até que as últimas páginas apareçam em preto denso. Os eventos imortalizados aqui existem em um passado que foi editado e reconfigurado, lembrando-nos que os jornais e as fotografias não são confiáveis no relato da história.
Notable Days is a book that attempts − through the turning of the printed page − to reconfigure time and the calendar. Notable Days presents a “full year of days” though within this year time shifts, days disappear and are re-sequenced suggesting that history is never complete.
The images in the book are enlarged from newspapers revealing the half-tone screen used to print them. The first section presents images of hands taken from photographs of people notable enough to be featured in newspapers; severed from their bodies and their contexts, their meaning is lost. These images are interspersed with a repeated image of a crowd with flags − a demonstration or a celebration?
As the book progresses further images of demonstrations are overlaid until the last pages appear as dense black. The events immortalised here exist in a past that has been edited and reconfigured, reminding us that newspapers and photographs are unreliable in their recounting of history.
https://www.bookworks.org.uk/node/22
https://www.printedmatter.org/catalog/tables/3/4762