Frederico Floeter
Códice Sonial
São Paulo, Descompasso, 2013
[6] p.
Arquivo da categoria: narrativa visual
Tudo Sobre Nada
Mário Azevedo
Tudo Sobre Nada
Belo Horizonte, Edição do Autor, 2019
44 p.
A obra “Tudo Sobre Nada” é o resultado de uma andança do artista Mário Azevedo. O livro traz uma série de fotos que tencionam o entendimento dos limites entre os modelos de livro de artista, pintura e a própria fotografia, por meio de uma leitura puramente imagética.
Esse trabalho foi exposto em 2019 no BDMG Cultural.
Instagram do artista: https://www.instagram.com/azmarioc/
Livro Publicado: https://issuu.com/mario-azevedo/docs/tudo_sobre_nada
BDMG: https://bdmgcultural.mg.gov.br/acervo-artistico/sem-titulo-da-serie-tudo-sobre-nada/
Três Momentos De Um Rio
Duo Paisagens Moveis (Bárbara Lissa e Maria Vaz)
Três Momentos De Um Rio
Belo Horizonte, colado, 2021
15 x 21cm
68 p.
500 ex
“Um rio transborda o asfalto, atravessa tempos, transporta a cidade, sonha barcos. Ele insiste. Três Momentos de um Rio, do duo Paisagens Móveis, é uma fabulação poética e fotográfica dos rios urbanos da cidade de Belo Horizonte, numa profusão de tempos que olham seu passado, presente e futuros possíveis. O fotolivro vem acompanhado de um caderno Folhetim literário, datado de 2025, quando a cidade transborda por onde escoa o azul. É preciso lembrar que um rio resiste.”
Referências: https://www.paisagensmoveis.com/publica%C3%A7%C3%B5es
Noites Cinzas
Zé de Rocha
Noites Cinzas
Salvador, Incubadora de publicações, 2020
22 x 11 cm (132 x 12 cm aberto)
6 p.
100 ex
Miolo em papel Conqueror Connoisseur Soft White 300g, capa em papelão pardo cinza 1,70mm, impressão em carvão vegetal e cinzas de papel aplicados com serigrafia, acabamento
em cola.
NoitesCinzas é um livro de artista, totalmente impresso com carvão e cinzas, inspirado na Guerra de Espadas de Fogo de Cruz das Almas, cidade natal do autor Zé de Rocha. Sua confecção foi resultado de uma sequência de procedimentos que se inicia com um desenho a carvão, medindo 300x28cm, passa pela incineração e transformação desse desenho em tinta, e se encerra através de uma impressão serigráfica. Assim, NoitesCinzas estabelece conexões entre o local e o global, possibilitando a repercussão de imagens que tratam sobre destruição e reconstrução, transgressões sociais e memória de uma manifestação cultural em vias de desaparecimento.
A Narrative
Flávio Trevisan
A Narrative
Toronto, Hex Editions, 2013
12,5 x 20 cm.
[54] p.
Impressão a laser
ISBN: 978-1-927809-10-5
Los heroes populares de la mitologia urbana
Martha Hellion
Los heroes populares de la mitologia urbana
México, 2003
Tipografia
Encadernado com 2 espirais, 2 small posters one with an explanatory text in Spanish, the other in English
22 x 20 cm
[60] p.
300 ex.
Printed in various reds, blue and yellow from found letter press printing blocks depicting wrestling heroes as El Santo, Dorrel Dixon and El Solitario.
Livro impresso a partir de clichês tipográficos usados para divulgar competições de luta-livre no México.
https://www.jstor.org/stable/41432962?seq=19#metadata_info_tab_contents
Spaces
Telfer Stokes
Spaces
Inglaterra, Weproductions , 1972
128 p.
18 x 11 cm
Spaces começa como uma série de imagens aparentemente diretas de fatos fotográficos: o edifício flatiron, um interior de estúdio, outro prédio da cidade. Estes são intercalados com vários tipos de papel de máquina de escrever identificados apenas pelo nome nos cantos superiores à direita, que são suspeitosamente difíceis de distinguir. As imagens ficam mais confusas e duvidáveis à medida que o livro avança. Imagens que parecem ser ilustrações fixas de artigos de jornal ganham vida própria enquanto o texto em torno delas permanece estável. A escala de tudo muda radicalmente quando a câmera se afasta para revelar o jornal como parte de uma colagem muito maior encostada a uma grande porta em arco – mas só por um momento. Ele volta para levar o leitor a um buraco de coelho e a um oceano de perspectivas cambiantes. Se você puder se render ao prazer desorientador deste texto fotográfico, será recompensado com uma visão das possibilidades narrativas radicais dos livros de artistas.
Spaces starts off as a series of seemingly straightforward presentations of photographic facts: the flatiron building, a studio interior, another city building. These are interspersed with various kinds of typewriter paper identified only by name in their upper right hand corners that are suspiciously hard to tell apart. The images proceed to get more confusing and unreliable as the book progresses. Pictures that seem to be fixed illustrations of newspaper articles take on a life of their own while the text around them remains stable. The scale of everything shifts radically when the camera pulls out to reveal the newspaper as part of a much larger collage propped up against a big arched doorway – but just for a moment. It zooms back in to lead the reader down a rabbit hole and into an ocean of shifting perspectives. If you can surrender to the disorienting pleasure of this photographic text you will be rewarded with insight into the radical narrative possibilities of artists books.
https://www.printedmatter.org/catalog/1343/
Dead Space
Dead Space
São Paulo, Brasil: Editora Bote, 2013.
il. pb.; 21 x 25
Offset
30 ex.
Notas: Todas as imagens usadas são dos arquivos fotográficos da Associated Press e United Press International, entre outras agências de mídia não identificada
Sem título
Isabel Baraona, 1974 – (Portugal)
Ed. do autor, 2010
12 p.; il. col.; 9,5 x 13,3 cm
Carimbo [?]
120 ex.
Idioma da publicação: francês
Encadernação: brochura
Notas: “Todos os livros foram costurados, carimbados e coloridos manualmente, cada exemplar é de certa maneira único.” Impressão P&B sobre papel Printset 200g
isabelbaraona | fonte da imagem aqui
De amarelo-saturno a bílis negra
Ana Luísa Flores
De Amarelo Saturno a Bílis Negra
2014 – 2ª edição
Volta Redonda, RJ
Cyclope Edições
Encadernação em elástico
Impressão digital
15 x 21 cm
100 ex.