Douleur Exquise

9782742745135

Sophie Calle
Douleur Exquise
Arles, Actes-Sud, 2003
10,7 x 20 cm
282 p.
ISBN 9782742745135

“Embarquei para o Japão em 25 de outubro de 1984 sem saber que esta data marcava o início de uma contagem regressiva de noventa e dois dias que culminaria em um rompimento, banal, mas que vivi então como o momento mais doloroso da minha vida. Eu responsabilizei essa viagem por isso. De volta à França, em 28 de janeiro de 1985, escolhi, por conjuração, contar meu sofrimento em vez de minha jornada. Em troca, perguntei aos meus interlocutores, amigos ou encontros casuais: “Quando você sofreu mais?” Essa troca cessaria quando eu tivesse esgotado minha própria história contando-a, ou então relativizado minha dor diante da dos outros.”

Sophie Calle - Douleur Exquise
Sophie Calle - Douleur Exquise

Dinner And A Rose

Dinner and A Rose

Sarah Bodman, Nancy Campbell
Dinner And A Rose
Bristol, Axminster Printing Company, 2021
21 x 14.8 cm
40 p.
500 ex.

Edição comemorativa de 20 anos da primeira publicação da obra “Dinner And A Rose”.

Esse livro de artista é uma homenagem ao romance de Patricia Highsmith, “The Talented Mr Ripley“. A autora mapeia a vida de Ripley, que tem seu caráter definido a partir dos alimentos e bebidas que ele consome ao decorrer da narrativa. Inspiradas por essa temática, Sarah e Nancy, recriaram essas refeições em uma apresentação ao vivo.

O jantar produzido pelas artistas ocorreu para 13 convidados, entretanto, um deles sendo Ripley, que era representado por uma cadeira vazia. Os pratos servidos foram todos iguais ao da obra de Highsmith. A performance teve uma duração de 12 horas e todas as conversas que ocorreram foram documentadas. Posteriormente, esses diálogos seriam transcritos em forma de poemas para o livro Dinner And A Rose. Além disso, a obra também possui fotografias do local que aconteceu esse delicioso, porém macabro, encontro.

CFPR Book Arts : People : 'Sarah Bodman : A Selected Personal Gallery

Site da artista: http://nancycampbell.co.uk/artists-books/dinner-a-rose/

Vídeo de fotos da obra: https://www.youtube.com/watch?v=qqmtJvdb738

Lucas

Nenhuma descrição de foto disponível.

Márcio Junqueira
Lucas
Salvador, Sociedade da Prensa, 2015
4 volumes.
Capa serigrafada em tecido. Capas internas em papel Kraft. Miolo em pólen.

“LUCAS reúne a série homônima – de desenhos, poemas e experimentos gráficos – produzida por Marcio Junqueira entre 2006 e 2013. Tendo como fio narrativo a tentativa de diálogo do eu-lírico com esse outro chamado LUCAS.”

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Página do Livro: https://www.facebook.com/lucasolivro/?ref=page_internal

El ensueño poético, al contrario …

Sebastián Arancibia

El ensueño poético, al contrario …

Santiago, Naranja, 2021

13.9 x 21.6 x 1 cm

Livro de capa mole e livreto costurado à mão.

Fotografias inseridas nas páginas por meio de clipes.

100 ex.

https://www.naranjapublicaciones.com/producto/el-ensueno-poetico-sebastian-arancibia/#

Inês: pequena antologia do passado

Laura Castro

Inês: pequena antologia do passado

Salvador, Incubadora de publicações, 2020

86 p.

14 x 09 cm

100 ex.

Miolo impresso em tipografia sobre papel offset 90g/m, com composição de famílias tipográficas variadas. Capa dura com impressão em serigrafia sobre tecido, folha de guarda em papel marmorizado e encadernação manual.

Inês é um livro de poesia de Laura Castro, a partir da memória de seu avô materno. Amilton Ignácio de Castro era seu nome, que herdou de duas mulheres: Ignácio veio de Ignácia, sua avó de criação e o Castro de Inês, sua avó de sangue, mulher negra escravizada cuja história se perdeu na memória de seus descendentes. Dividido em três partes, o livro percorre o caminho entre um Recôncavo-África até o Sul da Bahia em busca desse encontro que nunca houve, entre Inês e Ignácio. No caminho, uma legião de vozes e mulheres. Com o miolo impresso 100% em tecnologia tipográfica, impresso pelas mãos negras de Seu Antônio e composto pelo tipógrafo e poeta Ronny Bom, mestres gráficos do Recôncavo da Bahia, o livro é gravado por uma espécide de memória gráfica dessa região.

https://rvculturaearte.com/Ines-pequena-antologia-do-passado

Sabor a mi

Cecilia Vicuña

Sabor a mi

Oakland, Chainlinks, 2011

13,2 x 20,3 cm

166p

A primeira publicação de “Sabor a mi” data de 1973, dois meses após o golpe militar que se deu no Chile. O livro continha plantas, pedaços de roupa, insetos e cartas, havendo diferenças entre cada exemplar; foi impresso em mimeógrafo e offset, com edição bilíngue de 250 ex.

“Esse livro é pura ironia; o resultado da convergência de acontecimentos do acaso: coleta quase dez anos do trabalho de Cecília e foi planejado como uma celebração. Agora, simboliza a fúria e tristeza contidas em seu país.” – Da introdução de Felipe Ehrenberg.

http://www.ceciliavicuna.com/poetry/5crtkg55vlchhtcmi97z9ezo66zqog