Marear

cf-05112018-0241-editar.jpg

Taygoara Aguiar
Marear
Salvador, Incubadora de Publicações Gráficas, 2018
14 x 27 cm
8 p.
Cianotipia sobre papel 100% algodão
ISBN: 978-85-64589-08-7

Marear é uma cartografia afetiva composta por imagens de embarcações pesqueiras e de passeio dos portos de Plataforma, Solar do Unhão, Porto da Barra e Ilha de Maré, localizados na Baia de Todos os Santos, em Salvador/BA. Sua estrutura de madeira e papéis especiais, ao mesmo tempo é e abriga barcos e cianotipias sobre papel de algodão. Marear é um convite à invenção de narrativas e histórias possíveis dos barcos de fibra ou madeira, saveiros e traineiras presentes neste livro de artista. Naus que compõem a paisagem de grande parte da orla marítima da cidade e representam os barcos presentes nos espaços íntimos das memórias pessoais do autor/ designer Taygoara Aguiar. Memórias afetivas construídas, durante sua infância e adolescência, no subúrbio ferroviário e Ilha de Maré; e mais recentemente, nas vivências entre os barcos do centro antigo da cidade. O projeto gráfico parte de fotografias dos barcos de transporte e pesca da Baía de Todos os Santos e os seus respectivos nomes de batismo. Uma investigação gráfica e tridimensional expressa nas texturas, cores e tipografias presentes nas próprias embarcações registradas.

https://rvculturaearte.com/Marear

Un Autre Livre Rouge

Un_Autre_Livre_Rouge.jpg

Lourdes de Castro & Manuel Zimbro
Un Autre Livre Rouge
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015
23,8 x 34,2  cm
240 p.
ISBN: 9789898618795

Un autre livre rouge foi publicado por ocasião da exposição «Todos os livros», de Lourdes Castro, realizada pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, na Galeria de exposições temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, com curadoria de Paulo Pires do Vale, de 9 de Julho a 26 de Outubro de 2015.

Un_Autre_Livre_Rouge_intUn_Autre_Livre_Rouge_int2

https://www.avidaportuguesa.com/loja/catalogo/livraria/un-autre-livre-rouge-lourdes-castro_4114

Foto.zine nr.5

fznr5_01

Erik Van Der Weijde
Foto.zine nr.5
4478zine, Brasil, 2013
15 x 21cm

Foto.zine nr. 5 é o último de uma série de coleções de zines de Erik van der Weijde. Esta série é composta por 5 edições diferentes, todas mostrando fotografias tiradas no Brasil.

Foto.zine nr. 5 is the last in a series of zine collections by Erik van der Weijde. This series consists of 5 different issues, all showing photographs taken in Brazil.

Buzios shows colored B/W photos of a beachtown with its many tv antennas. Fusca shows a series of Volkswagen Beetles in the streets of Natal. Motel contains a series of Love Motels in a city. Jardins holds a large collection of appartment entrances in a fancy Sao Paulo neighbourhood. Lixo holds series of garbage baskets, photographed at night.

http://4478zine.com/2010book_fznr5.html

La Gamme

Christophe Viart
La Gamme
Rennes, Éditions Incertain Sens, 2005.
45 p.
21x 16 cm
ISBN 2-914291-22-1
1000 ex.la gamme

Grande Élection contestée pour la Présidence des Etats-Unis. Voyage de pêche à la baleine par un nommé Ismaël. Batailles sanglantes en Afghanistan  ». Ces lignes sont extraites de Moby Dick de Herman Melville, écrit et publié en 1851, sans aucun succès, malgré une grande ambition littéraire de concilier roman d’aventures et parabole mystique, genre épique et réflexion philosophique. Ces lignes, reproduites à la page 31 du livre de Christophe Viart, donnent la clé à la lecture de quelques unes des images de La Gamme  : le drapeau américain qui brûle à Peshawar le 19 septembre 2001 (page 3), un homme qui se jette d’une des Twin Towers en feu le 11 septembre 2001 (page 5), la carte des combats en Afghanistan, publiée par Le Monde 2 le 11 octobre 2001 (page 19), et à d’autres. Mais pourquoi le « maudit bic » ? – L’auteur du livre découvre avec étonnement qu’au moment même où sortent La Gamme et Têtes ou queues , Peter Szondi publie un livre sur les prophéties de Melville.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

https://www.sites.univ-rennes2.fr/arts-pratiques-poetiques/incertain-sens/fiche_Viart_LA_GAMME.htm

Unconcealed

0000146f.jpg

 

Richard, Sophie
Unconcealed: the international network of conceptual artists 1967-77 : dealers, exhibitions and public collections / Sophie Richard.
London, Ridinghouse, 2009.
551 p. : il. p&b ; 24 cm.

Assuntos
Arte conceitual.
Arte — Detalhes Comercialização. Detalhes
Arte — Colecionadores e coleções.
Arte conceitual — Exposições.

ISBN : 9781905464173 (broch.)

A técnica do pincel

Atecnicadopincel

Amir Brito Cador
A técnica do pincel

Belo Horizonte, Andante, 2017
40 p.
14 x 18 cm
risografia

 

 

O livro é uma homenagem aos profissionais de artes gráficas, que utilizam os processos de impressão como um pintor utiliza o pincel. O título é também uma homenagem ao Julio Plaza e à Regina Silveira, foi retirado de uma série de serigrafias realizadas na década de 1970. As imagens foram retiradas de cartazes, manuais de artes gráficas e revistas especializadas, além de livros diversos.

 

 

http://andantelivros.blogspot.com/2017/10/a-tecnica-do-pincel.html

Uma história da leitura

capa_uma historia da leitura

Amir Brito Cador
Uma história da leitura
Belo Horizonte, edições Andante, 2018
Offset digital
13,5 x 17,5 cm
72 p.
150 ex.

Uma história da leitura em imagens, os livros como objeto do olhar, destacando o formato, a mancha gráfica, o volume. O livro apresenta retratos de Jeronimo, o tradutor da Bíblia para o latim, padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores. Em cada página, fica visível apenas um detalhe que mostra a presença do livro junto ao monge eremita. As imagens foram transformadas em tons de cinza, preservando apenas as áreas de vermelho de sua roupa. Assim despojadas de cor, do contexto e de outros elementos, as pinturas, em sua maioria do período barroco, tem o livro e o texto pintados como personagens principais.

http://andantelivros.blogspot.com.br

Album

51dPAjykM3L

Hans-Peter Feldmann
Album
Köln: Walther König, 2009
308 p.
ISBN-13: 978-3865602602

Garotas Pin-up, levantamento de peso, recortes de jornal, fotos de bebês … Hans-Peter Feldmann conta histórias com fotos. Assim, este álbum de fotos não contém nenhum texto além da página de título. Até mesmo o frontispício é uma fotografia de caixas do arquivo de imagens de Feldmann – acumuladas ao longo de muitos anos e compreendendo imagens de revistas, suplementos publicitários, livros de fotografia, cartões postais e colecionáveis. Fotos de viagens, fotos de família e fotos de amigos também desempenham seu papel. Nos últimos anos, Feldmann tornou-se cada vez mais conhecido por seus comentários sobre a forma como arquivamos as fotos, tratando o dia a dia de uma perspectiva muito pessoal. Ele procura os incidentes triviais, os momentos despercebidos e os mantém por perto. Segundo Feldmann, “as obras de arte não devem ser caras, nem únicas, mas baratas e rápidas de produzir. Uma pintura imediatamente adquire uma espécie de importância, enquanto uma foto é muito mais arbitrária, pois é muito mais fácil de jogar fora”.

Pin-up girls, weight-lifting studies, newspaper clippings, baby pictures… Hans-Peter Feldmann tells stories with pictures. Accordingly, apart from the title page, this photo album contains no text. Even the frontispiece is a photograph of boxes from Feldmann’s picture archive–amassed over many years and comprising images from magazines, advertising supplements, photography books, postcards and collectibles. Travel photos, family snapshots and pictures of friends play their part as well. In recent years, Feldmann has become increasingly noted for his commentary on the way we archive photos, sending up the everyday from a very personal perspective. He seeks out the trivial incidents, the unnoticed moments, and keeps them close at hand. According to Feldmann, “Works of art should not be expensive, nor unique, but cheap and fast to produce. A painting immediately acquires a sort of importance, whereas a photo is much more arbitrary, as it’s a lot easier to throw away.”

One Man Fantasia

silvan one-man_fantasia.jpg

Silvan Kälin
One Man Fantasia
Recife, Aplicação, 2017
Offset
20 x 30 cm
72 p.
Idioma: português, inglês
ISBN: 978-85-66593-06-8

Outros detalhes: o livro foi feito artesanalmente. A versão da capa dura foi impressa em serigrafia com 6 cores. O miolo também foi impresso em 6 cores pantone, numa impressora offset bicolor, fora da linha

One Man Fantasia é sobre o projeto artístico do mesmo nome que o autor fez em parceria com o artesão de bonecos Josevaldo Barros. Em 2010 o autor fez encomendas para ele, pedindo interpretações de diversos personagens a partir de um molde de gesso de uma figura nomeada de One Man. Criaram uma coleção de 83 figuras, entendido como uma troca de imaginário entre universos e realidades distintas. A publicação foi concebida de um lado como documentação e livro de artista e ao mesmo tempo como livro de ilustração e diversão que pode alcançar um público mais amplo. O livro contém uma introdução ao projeto One Man, uma conversa entre artesão e artista e as fotografias dos bonecos, montados em cenários que criam relações e narrações associativas entre as personagens.

http://www.bancatatui.com.br//