Ar Reta

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Rettamozo (Luiz Carlos Ayalla Rettamozo – São Borja/RS, 1948)
Ar/Reta
Curitiba, Gravartex, 1981
22,4 x 22,6 (envelope)
42 x 62 cm (cada cartaz)

seis cartazes dentro do envelope da edição (três folhas frente e verso)
– Poema/escultura gestual
– Ocupação para um espaço sensível a anarquigrafia: projeto para a reconstrução do gesto suspeito
– Arretação
– Anarquigramas
– “limpeza?”
– “não entendo nada”

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Ar Reta, de Luiz Rettamozo é uma obra que consiste em um envelope contendo três folhas de tamanho A3, nas quais estão impressos trabalhos fotográficos e poemas. Nestas fotografias o artista opera nas fronteiras entre as linguagens performática e fotográfica. Estes trabalhos fotográficos afirmam uma poética entre a performance e a fotografia, no qual a fotografia não é o registro de uma ação ao vivo, mas o lugar de seu acontecimento.

Flávia Adami, via http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/Forum/anaisvii/076.pdf

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Arquivo em PDF: http://issuu.com/amir_brito/docs/rettamozo

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Ten Ways of Looking at a Bird

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Dick Higgins (Richard C. Higgins), 1938-1998 [Cambrigde, Inglaterra]
Ten Ways of Looking at a Bird – for violin and harpsichord
Printed Editions
New York, EUA. 1981.

Encadernação: Grampo
Music scores with instruction for performance (ten movements)
[20 p], 28 x 21.5 cm.; cor; offset

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Esta composição para violino e cravo usa fotografias de um nu masculino como materiais gráficos subjacentes, todos interpretados dentro dos limites de uma série de conjuntos de até seis arremessos (uma gama) para cada um de seus dez movimentos

This composition for violin and harpsichord uses photographs of a male nude as graphic materials underlying staves, all interpreted within the limits of a series of sets of up-to-six pitches (a gamut) for each of its ten movements.

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Sobreposições Imprecisas

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Elaine Tedesco, 1963 – (Porto Alegre/RS)
Sobreposições Imprecisas
São Paulo: Escrituras, 2003.
Documento AREAL vol. 4
1ª Edição

[73 p.] : il
brochura, 15,5 x 22,5 cm
ISBN: 9788575311004

Sobreposições Imprecisas (selo Escrituras) resulta da participação de Elaine Tedesco no Projeto Areal. Produto híbrido de um tempo situado entre a tradição e o desconhecido, o livro é pleno da elaboração e estranheza visual que marcam as fotografias da artista. As imagens deixam entrever a desconcertante inserção do trabalho de Elaine Tedesco no lugar escolhido por ela para suas intervenções, o amplo e vazio horizonte da metade sul do Rio Grande do Sul.

Com a publicação de Sobreposições Imprecisas, quarto volume da série Documento Areal, cumpre-se um dos principais objetivos do Projeto Areal: o de trazer a público o ponto de vista do artista sobre sua produção, estendendo o exercício de autoria às etapas de documentação e publicação da arte. Ao viabilizar a produção de trabalhos e publicações de artistas participantes, o Projeto Areal, contemplado pela segunda seleção do Programa Petrobrás Artes Visuais, intercepta o processo artístico em um momento anterior à situação de exposição e catalogação histórica, buscando situá-lo em um ponto de interseção entre a vida e a arte.

Segundo Maria Helena Bernardes, “atraída pelo lume de um farol avistado do outro lado da Lagoa dos Patos, Elaine Tedesco iniciou um percurso por pequenos povoados litorâneos e da zona central do Rio Grande do Sul, carregando consigo objetos e imagens que há muito desejava ver agregados a essa paisagem esvaziada. As interferências que a artista realizou em seu trabalho no Projeto Areal sugerem uma experiência artística infinita, despojada de culminância ou centro. Em seus deslocamentos por cidades, povoados, praias, campos e lagoas, Elaine Tedesco transportou seu pensamento sob forma de imagens carregadas de ‘vida vivida’ nesta paisagem que desde sempre impregnou seus olhos e que ­– parafraseando Mônica Zielinsky –­ nos é ‘dada ao olhar’ ao longo das páginas de Sobreposições Imprecisas”.

Fidget

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Kenneth Goldsmith
Fidget
Coach House Books, 1999
ISBN 1-55245-989-6

Fidget is a transcription of writer Kenneth Goldsmith’s every movement made during thirteen hours on June 16, 1997 (Bloomsday). This online edition includes the full text, a self-running Java applet version written by programmer Clem Paulsen, and a selection of RealAudio recordings from Theo Bleckmann’s vocal-visual performance at the Whitney Museum of American Art on Bloomsday 1998.
Fidget attempts to reduce the body to a catalogue of mechanical movements by a strict act of observation. Goldsmith aims to be objective like the photographer Edward Muybridge. In Fidget, Goldsmith reduces language to its basic elements in order to record and understand movement in its basic form. Despite these aims, the dictates of the work like the self-observation and the duration of the act, create a condition of shifting referent points and multiple levels of observation that undermine the objective approach.

Goldsmith and Paulsen’s collaboration has reconfigured the text of Fidget to substitute the human body with the computer. The Java applet contains the text reduced further into its constituent elements, a word or a phrase. The relationships between these elements is structured by a dynamic mapping system that is organized visually and spatially instead of grammatically. In addition, the Java applet invokes duration and presence. Each time the applet is downloaded it begins at the same time as set in the user’s computer and every mouse click or drag that the user initiates is reflected in the visual mapping system. The different hours are represented in differing font sizes, background colors and degree of “fidgetness”, however, these parameters may be altered by the user. The sense of time is reinforced by the diminishing contrast and eventual fading away of each phrase as each second passes.

Fidget was originally commissioned by The Whitney Museum of American Art at Philip Morris as a collaboration with vocalist Theo Bleckmann. The live performance was at The Whitney Museum of American Art at Philip Morris on June 16, 1998 at 8p.m. Bleckmann’s vocal interpretations of Fidget are available here in RealAudio. A gallery installation of Fidget opened at Printed Matter in New York City. Printed Matter featured Goldsmith’s collaboration with seamstress Sydney Maresca. The exhibition ran from June 11-September 4 1998.

Kenneth Goldsmith is the author of No. 111 2.7.93-10.20.96 (The Figures, 1997) and 73 Poems, a collaboration with vocalist Joan La Barbara (book 1994 by Permanent Press, compact disc 1994 by Lovely Music, Ltd.). His visual works have been exhibited in galleries and museums worldwide. Goldsmith is the editor of UbuWeb Visual, Concrete + Sound Poetry, a DJ at 91.1 WFMU in New York City, and a music critic at New York Press.

http://archives.chbooks.com/online_books/fidget/about.html

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Kenneth Goldsmith: the New York Trilogy

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Kenneth Goldsmith: the New York Trilogy

Kenneth Goldsmith’s “conceptual writing” has been the subject of some debate in recent years, much of it fuelled by Goldsmith’s provocative and quotable quotes. In interviews and theoretical essays, Goldsmith refers to his writing as “boring”, “unreadable”, “uncreative”, and even describes himself as “the most boring writer that has ever lived” (from Goldsmith’s Conceptual Writing Journal. See also the extensive bibliography on his EPC site). While such quotes make “controversial” copy for literary journals and fodder for online debates, it seems that much of the critical material on his writing is actually framed by Goldsmith’s own terms. He has shaped the discussion of his own work so that it focuses almost exclusively on the creative processes he uses and his theories about them. To emphasize this focus on the process rather than the end product, Goldsmith stated recently: “You really don’t need to read my books to get the idea of what they’re like; you just need to know the general concept.” (Conceptual Writing Journal) Given that the author died some time late last century, why are we still intent on granting authority to his (sic) ghostly voice? In the following reading of Goldsmith’s recently completed Trilogy – comprising the books Weather (2005), Traffic (2007) and Sports (2008) – I want to put aside Goldsmith’s framing of his work as merely conceptual processes and instead attempt to read the unreadable.

The process common to all three books of the Trilogy is transcription: transferring oral language into written language. In Weather, Goldsmith transcribes a year’s worth of daily weather reports from a radio station; in Traffic, he transcribes a twenty-four hour period of traffic reports at ten minute intervals; and in Sports, he transcribes an entire Yankees-Red Sox baseball commentary. This kind of appropriation and reframing has many precedents in twentieth century creative (or uncreative, if you will) practice, and Goldsmith himself has pointed out many of these — Dada, Conceptual Art, Fluxus, Pop Art, Language Poetry — in fact, Goldsmith’s remarkable Ubuweb can be seen as an ongoing charting of this territory. While the idea of creativity as simply recontextualizing something already out there in the world seems hardly revolutionary in the visual art world, for some reason poetry, at least in its popular understanding, seems inextricably linked to individual expression. Poetry has remained, for some at least, the last bastion of the personal, the private, the intimate and the profound. If we were to adopt this definition of poetry as profound and personal, Goldsmith’s transcriptions of public voices communicating everyday information would seem boring and trivial. But are Goldsmith’s books any more mundane than, say, Richard Prince’s Cowboy series, comprising photographs of cowboys appropriated from various Marlboro advertisements? Are these books unreadable? Perhaps not for a generation growing up in a culture that is comfortable with “uncreative” musical forms such as mashups, regurgitating past design and fashion styles in various manifestations of retro, and the staged intimacy of MySpace and Big Brother.

Although Goldsmith has referred to this trio of books as his “American Trilogy”, the subject matter is actually more specific than that. Despite the implication of conceptual writing’s universality, these works are the product of a particular American city, New York (although many New Yorkers seem to believe that New York is America). The “New York” Trilogy is also more fitting given the specificity of the material Goldsmith appropriates – New York City weather reports (Weather), New York City traffic reports (Traffic) and the commentary from a New York Yankees baseball game (Sports). On this note, earlier Goldsmith books might also be seen in a New York context. In Soliloquy (2001), for example, he transcribed every word he spoke for a week, and given he lives in Manhattan, New York references abound. In Day (2003), he transcribed every word of the New York Times. Rather than read Goldsmith’s New York Trilogy as simply the end product of conceptual processes, it is also productive to read the Trilogy as the documentation of the specific rhythms and voices of twenty-first century New York.

via: http://djhuppatz.blogspot.com.br/2008/08/kenneth-goldsmith-new-york-trilogy.html

Histórias de Península e Praia Grande

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Histórias de Península e Praia Grande / ARRANCO é o resultado de uma série de viagens realizadas no período de julho a novembro de 2009, entre os municípios de Tavares e Chuí, no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. Os artistas percorreram paisagem de areais, mar aberto, campos e lagoas, praias da costa doce e salgada, ouvindo histórias e colhendo impressões da paisagem natural e humana descobertas ao longo dessa investigação. Os escritos de Maria Helena e as imagens coletadas por André Severo traduzem as impressões dos dois viajantes em uma fusão de passado e presente, já que outras viagens por essa região – que constitui uma espécie de centro poético do Projeto Areal – vem sendo realizadas por ambos nos últimos dez anos.

O livro Histórias de Península e Praia Grande reúne pequenas histórias orais anotadas por Maria Helena Bernardes durante as viagens. O filme ARRANCO, dirigido por André Severo, traz quatro seqüências que traduzem em imagem, tempo e símbolo a amplidão e o imaginário de quem habita aqueles areais do Sul. O filme vem encartado na edição do livro.

O lançamento de Histórias de Península e Praia Grande / ARRANCO integra a programação das atividades simultâneas da exposição Horizonte Expandido, como parte das comemorações dos dez anos do Projeto Areal.

Consciência Errante

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Autor:André Severo
ISBN13:9788575311509
ISBN10:8575311506
Número de Páginas:168
Número Edição:1
Ano Edição:2004

O leitor de Consciência errante (selo Escrituras) é convidado a traçar, por meio de cogitações oblíquas e dissipações enviesadas, o caminho encruzilhado por André Severo ao longo de Migração, experiência desenvolvida pelo autor em Areal e constituída da transmutação de parcelas de matéria provenientes de uma região inóspita para o terreno movediço da investigação artística.

Após cumprir roteiro de um ano de viagens em que transmutou parcelas de solo escavado de diferentes pontos da metade sul do Rio Grande do Sul, tendo como ponto de partida seu atelier, em Porto Alegre, André Severo retornou à cidade para encerrar a ação, soterrando doze porções de resíduo em igual número de buracos, conservados abertos em seu atelier durante aquele ano.

O gesto selou também o fechamento definitivo do local de trabalho do artista. Além da reprodução parcial de registro fotográfico da ação, o quarto livro da série Documento Areal, compõe-se de textos redigidos durante um ciclo de intervenções de caráter bruto e braçal (escavações, enterro e transporte de resíduos), intercalados por profundos mergulhos reflexivos, fundadores desses ensaios, sorte de arqueologia inexata em torno da ideia de erradicação.

Consciência errante faz parte da série Documento Areal, contemplada pela 2ª seleção do Programa Petrobras Artes Visuais, que propõe uma arte investigativa e inovadora que traça um panorama de viagem experimental que o Projeto Areal vem compreendendo.

Art performance (1964 – 1978)

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Ivald Granato
Art performance
(1964 – 1978)
São Paulo: J. J. Carol, 2007 (2ª edição)
português
21 x 26 cm
p&b
96 p.
Série Portfolio Brasil : Artes Plásticas

Ivald Granato é um artista de extensa carreira nas artes visuais. Desenvolveu obras com as mais variadas técnicas e procedimentos: desenho, pintura, gravura, objeto, sistemas de multimídia, cerâmica, escultura. Participou de exposições individuais e coletivas, de salas especiais em várias Bienais e de exposições internacionais.

Em Art performance (1964 – 1978) encontramos considerável parte da obra do artista entre o período de 1964 a 1978. Fotografias e registros das obras, textos de críticos e notícias de periódicos falam não somente da obra de Granato mas também sobre aspectos da sua própria identidade/ personalidade. Além das obras, o livro possui registros do happening Mitos Vadios organizado por Ivald Granato na Rua Augusta, em São Paulo, 1978. O happening Mitos Vadios contou com a participação de artistas como Ivald Granato, Hélio Oiticica, Julio Plaza entre outros.

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palavras palavras
Franco Terranova (1923-2013)
Rio de Janeiro, 1986
16,7 x 22,5 x 1 cm
500 exemplares
128 páginas

Palavras palavras é um livro de poesia visual de Franco Terranova. Através das palavras, Franco Terranova compõe uma série de imagens sinestésicas ao longo das 128 páginas do livro. Em algumas páginas, sobrepõe as palavras umas às outras, em outras, cria-se um horizonte linear de palavras; palavras soltas na páginas, páginas preenchidas de palavras. Palavras sobre tempo, alma e vida.

Publicado pela Editora Anima em 1986. Edição especial de 500 exemplares, impressos em couché fosco, Rio de Janeiro, Brasil.

Demolições

Philadelpho Menezes_Demolições

demolições (ou poemas aritméticos) 1983/1986
philadelpho menezes (SP, 21 de Junho 1960)
editora arte pau-brasil, 1988, SP
português
encadernação grampo
formato 13 x 18, 1
offset
poesia visual
16 páginas
(artes-finais e diagramação Ana Aly)

Demolições (ou poemas aritméticos) 1983/1986 de Philadelpho Menezes foi publicado de 1988 pela editora Arte Pau-Brasil. O livro possui 16 páginas, impressas em offset na cor azul.
Philadelpho Menezes foi articulador e coordenador da Mostra “Poesia Intersignos” (SP – 1988).
Poeta e grande pesquisador do poema verbal e visual, Menezes vai além do poema visual eminentemente verbal, feito exclusivamente da forma gráfica do texto.
Seus poemas colocam no centro da comunicação poética a imagem em suas mais variadas configurações: desenhos, fotos, numerais, rabiscos, gráficos, cores. Fazendo com que a imagem funcione como elemento de significação na construção semântica do trabalho.
Em Demolições encontramos sete poemas: a galáxia de gottenberg, o inimigo, grafasias, a desordem dos fatores, silogismo, contagem regressiva e versos adnatos.
Sendo esse último uma possibilidade interativa; a lateral da página possui um pontilhado com os dizeres “DA ANTIMATÉRIA DO UNIVERSO/ DA ARITMÉTICA AO VERSO” e um breve manual de instruções para a montagem de um móbile.