El Peru

E3P1-04.jpg

Flavia Gandolfo
El Peru

San Juan, Porto Rico: Trienal Poli/Gráfica de San Juan: América Latina y el Caribe / Instituto de Cultura Puertorriqueña, 2009
[68] p.
30,5 x 22,5 cm.
Offset
300 ex.

Historiadora e fotógrafa de formação, Flavia Gandolfo (Lima/ Peru,  1967) combinou esses dois interesses ao longo da sua carreira. Isso levou a artista a desenvolver séries fotográficas que investigam “a peruanidade” e tentam vislumbrar as maneiras em que opera a construção de identidade como parte da educação pública. Durante a última década, Gandolfo dedicou-se a fotografar cadernos dos estudantes de escolas estatais, centrando-se nos desenhos que as crianças normalmente realizam como parte das aulas de História do Peru; representações das distintas raças, das classes sociais, da Constituição e do mapa do país. O desenho, a construção de uma imagem, é uma parte importante dentro do processo de aprendizagem. Para a artista, esses desenhos são vestígios que, de alguma maneira, retratam a experiência de viver no Peru atualmente: são formas de ver e de testemunhar a complexidade da história a partir da subjetividade de cada criança. Em uma série recente, Memoria del Perú (2010), Gandolfo retrata as páginas de livros de texto que tiveram a intervenção dos seus proprietários junto àquelas que se encontram em seu estado original. Achados em preto e branco que contrapõem o olhar infantil com a história oficial, sugerindo uma possibilidade de ingerência – de mudança – através da rebeldia e do jogo.

gandolfo_Image00073

El Perú (da serie Historia, 1998/2006), é uma coleção de mapas desenhados por crianças como parte de um exercício de aula. Fotografados pela artista, esses desenhos se convertem em uma espécie de tipologia do que, na realidade, são tentativas de visualização de um território e de uma nação. Historia del Perú (da serie Historia, 1998/2006), por sua vez, centra o olhar na qualidade efêmera de esquemas explicativos dos quadros-negros de aula sobre questões tão complexas como a conquista ou a Constituição do país, ao mesmo tempo em que são retratos individuais dos estudantes. (via http://www.bienalmercosul.art.br/artista/229)

gandolfo_Image00074

Salvar

Plan de evasión

E1P5-04.jpg

Renata Lucas
Plan de evasión

2da Trienal Poli/Gráfica de San Juan: América Latina y el Caribe, 2009
3 vol.
150 ex.

Apropriação do livro do escritor argentino Adolfo Bioy Casares. O texto foi dividido em três partes, o livro é formado por páginas em branco, com o texto original de Casares impresso no início, no meio ou no fim de cada volume.

Marcelo do Campo

bahia_E2P1-08

Dora Longo Bahia
Marcelo do Campo : 1969-1975 / .
São Paulo : [Ed. do Autor], 2006.
100 p. : il.
20 x 20 x 1 cm.
Impressão em offset.
Texto em português e inglês.

Marcelo do Campo, personagem fictício que viveu sob a ditadura brasileira, é o tema desse livro de Dora Longo Bahia.

Arte: Dimitrius M. R. Santos e Dora Longo Bahia
Produção: Arco W Comunicação & Design

marcelo do campo1

marcelo do campo marcelo do campo3 marcelo do campo4 marcelo do campo5 marcelo do campo6 marcelo do campo7

Continue lendo

Artists’ Book Yearbook 2012-2013

254pp, 21 x 29.7 cm, paperback.
£15 including UK postage, £16 worldwide

A biblioteca da EBA/UFMG recebeu um exemplar do  Artists’ Book Yearbook 2012-2013, enviado pela editora, Sarah Bodman, do Center for Fine Print Research, da Universidade de West of England, em Bristol (http://www.bookarts.uwe.ac.uk/newsdata.htm).

Um dos destaques da edição é o ensaio do Paulo Silveira, “The University and the Artist’s Book”, que menciona o seminário realizado na UFMG em 2009 e o pioneirismo da coleção de livros de artista da EBA/UFMG.

O anuário mostra mais de 600 livros de artista, e inclui listagens sobre: coleções, bibliotecas, arquivos, livrarias, galerias, editores, vendedores, editoras, estudios, concursos, feiras, festivais e exposições, boletins, livros de referência, organizações, sociedades, websites, projetos acadêmicos e cursos.

Ensaios: John Bently on books and community; Earle D. Swope’s extraordinary account of how he came to be a book artist; an update on the work of the collaborative artists’ group AMBruno; a study by Eileen O’Keefe of Sarah Jacobs’ thoroughly absorbing – Drawn from the Inventory: the Notebooks of Elisabeth Faulhaber; Jackie Batey celebrates the 10th issue of Future Fantasteek!; Lawrence Upton has written on his extensive art collaboration with Guy Begbie; Davy & Kristin McGuire explain their beautiful performance piece The Icebook; Nicola Dale looks at the artistic potential of book destruction, and Radoslaw Nowakowski asks: Is a hypertext (artist’s) book possible? Linda Newington explores the book works of SALT + SHAW; Paulo Silveira reflects on the start of his recent academic project: The University and the Artist’s Book, and Reinhard Grüner shows us some of the very special presentation copies of artists’ books in his collection.

Artists’ pages by: Amir Brito Cadôr, Eric Doeringer, Lara Durback, the Idaho Book Artist’s Guild, Susan Johanknecht, Paul Laidler, SALT + SHAW, Clare Thornton and Maria White. Capa de Tom Sowden.
Mais informações: publications page.

Kunsthaefte. No. 19


Jesper Fabricius
Kunsthaefte. No. 19
Copenhagen, Denmark : Space Poetry. 2010
[32] p.
formato A6.

Jesper Fabricius iniciou a publicação Kunsthaefte em 1998, como uma série de livretos despretensiosos consistindo em pesquisa visual feita em uma extensa coleção de revistas de pornografia antigas, recortadas e organizadas de acordo com um tema. Para esta edição, Fabricius apresenta uma seleção de 32 fotografias de relógios de pulso usados por modelos e atores.

http://www.spacepoetry.dk/books.php

Useful Photography

Hans Aarsman, 1951 – (Amsterdã/HOLANDA)
Claudie de Cleen, 1968 – (Zaandam/HOLANDA)
Julian Germain, 1962 – (Londres/INGLATERRA) http://www.juliangermain.com/
Erik Kessels, 1966 – (Roermond/HOLANDA)
Hans Van der Meer, 1955 – (Leimuiden/HOLANDA)

[Amsterdam] : Kesselskramer , 2009.
[170] p. : fots. colors. ;
30 x 21 x 1,5 cm.
ISBN : 9789070478254

Coletado e editado por Hans Aarsman, Claudie de Cleen, Julian Germain, Erik Kessels, Hans van der Meer. A fotografia é especialmente útil quando se destina a ajudar os não qualificados a tirar melhores fotografias. Useful Photography # 009 examina o mundo dos manuais de fotografia e celebra as imagens usadas para nos ajudar a entender nossas câmeras, tirar fotos melhores e identificar nossos erros desastrosos.

Collected & edited by Hans Aarsman, Claudie de Cleen, Julian Germain, Erik Kessels, Hans van der Meer. Photography is especially useful when it is aimed at helping the unskilled take better photographs. Useful Photography #009 examines the world of photography manuals and celebrates the pictures used to help us understand our cameras, take better pictures and identify our disastrous mistakes.